RESENHA CRÍTICA
Vídeo: Aprender a Aprender
Autor do Tema: ALVES, Rubens. Aprender a Aprender.

Rubem Azevedo Alves, Psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro. Autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O Vídeo nos leva a pensar sobre o processo pedagógico e seus reflexos no processo da aprendizagem. Refletir se a forma como os educadores estão conduzindo seus alunos tem contribuído de fato para o processo da aprendizagem.

O vídeo Aprender a Aprender ensina que os educadores/mestres devem permitir que parta dos educandos o desejo pela aprendizagem; o educador deve ser condutor desse processo, seu papel é de dar significado aquilo que o educando está buscando aprender, criando sentido e ajudando-o na compreensão dos aspectos relacionados ao ambiente em que está inserido. Destaca que o aprender só ocorre com autonomia e relaciona algumas características que são indispensáveis ao aprender: o despertar do interesse pela aprendizagem (a pessoa tem que querer aprender); o mestre deve lançar um desafio ao aprendiz passível de ser conquistado, no caso do vídeo o vaso de cerâmica; demonstração do resultado que se esperava e não o método de execução do projeto/ação; o mestre deve induzir a repetição da tarefa de fazer- refletir e novamente fazer; o mestre com paciência espera que o aprendiz supere o desafio; e por último, a valorização do resultado alcançado, no caso do exemplo, o abraço. É demonstrado, portanto, que a troca de energia entre as pessoas que trabalham juntas é essencial para um equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual e que tudo nos leva a um aprendizado.

A liderança é outro aspecto apresentado no vídeo. A história nos ensina que o líder deve ter conhecimento das necessidades de seus liderados e que deve mantê-los sempre motivados. É notória a importância da liderança para o desenvolvimento, execução e sucesso de qualquer atividade, seja ela, educacional, profissional e organizacional. O líder é o responsável pela condução do processo da aprendizagem. Ele não executa a tarefa, deve apenas acompanhar e permitir que o aprendiz aprenda com seus erros, desenvolvendo sua capacidade de aprender a aprender. Destaca-se, portanto, o processo de autonomia e empoderamento.

Percebe-se, portanto, para que ocorra a aprendizagem torna-se necessário usar toda a nossa potência para assimilar e poder colocar em prática o conhecimento e refazer sempre que for necessário. No entanto, para vencer os desafios e alcançar os objetivos, é preciso que o processo de aprendizagem seja iniciado de forma simples e aperfeiçoado ao longo de cada etapa, corrigindo e ajustando os possíveis erros até chegar a um nível desejado.

Outro aspecto que o vídeo nos leva à reflexão é sobre o conceito de aprender. Aprender é entender algo que não se entendia antes. Que o aprender a aprender é a capacidade que a pessoa tem de descobrir qual a melhor forma de fazer algo; qual a melhor maneira de entender alguma coisa/tarefa. É um processo reflexivo, que envolve esforço para o autoconhecimento. Aprender a aprender é pensar sobre qual foi a melhor forma de aprender, é descobrir algo que a pessoa não sabia antes.

Por fim o vídeo deixa um ensinamento de que o aprendizado está presente em todas as relações, sejam elas no trabalho ou não, e que é preciso que nós comecemos a aprender a aprender com nossas inter-relações e sejamos capazes de nos autodesenvolver. No entanto, os líderes e os educadores são instrumentos essenciais para que ocorra a verdadeira aprendizagem.

Os personagens trazidos para apresentar o tema foram de extrema importância para percebermos que o ensino e a aprendizagem podem ocorrer entre espécies ou pessoas diferentes, em ambientes diferentes, basta estarmos abertos a aprender a aprender.

Embora o vídeo tenha a duração de sete minutos, a história apresentada nos permite refletir e aprender de forma lúdica como deve ocorrer o processo de aprendizagem.

Consultores
Maria Helena de Matos Lima Nunes
Tayrone Felix Ribeiro

author image

About inspira

You Might Also Like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *