NO QUE CONSISTE O TRABALHO DE UMA CONSULTORIA?

Tayrone Felix Ribeiro
Maria Helena de Matos L. Nunes

O trabalho de consultoria, para alcançar resultados significativos, não pode desprezar análises e ações inerentes ao desenvolvimento das competências individuais e organizacionais, a otimização dos processos, o gerenciamento dos projetos, a redução do nível de estresse dos colaboradores juntamente com a melhoria do ambiente de trabalho. Estes últimos são fundamentais para o alcance dos primeiros.

Para que os objetivos do trabalho de uma consultoria sejam efetivamente alcançados é importante destacar a confiança entre as partes (consultor e empresários). Essa confiança não é só adquirida pelo currículo, expertise e experiência dos consultores (isso é fundamental), mas é de suma importância a percepção, por parte da empresa, que a consultoria está agindo em defesa dos melhores resultados para a organização.

Outro aspecto importante a ser ressaltado é que normalmente os clientes sabem muito bem o que querem do trabalho de consultoria, mas, na maior parte das vezes, não sabem realmente do que precisam. Aí consiste uma das etapas fundamentais do trabalho do consultor, que é identificar as verdadeiras necessidades dos clientes, que na maior parte das vezes, não são os sintomas aparentes, mas as causas das causas.

Existem vários modelos e tipos de consultoria corporativa, às quais respeitamos. No entanto, acreditamos no modelo que trabalha com o conceito da cocriação, que valoriza e aproveita toda a capacidade dos gestores e colaboradores da organização, somada às experiências e qualificações dos consultores. A consultoria que utiliza o processo de cocriação estimula o desenvolvimento das competências individuais e organizacionais, proporciona a aprendizagem na empresa e a inteligência competitiva da organização. Acreditamos que isso não só fortalece o desenvolvimento do trabalho, como também identifica e desenvolve competências para a gestão do negócio após o término dos trabalhos dos consultores junto à empresa.

Por fim, a nossa experiência como gestores em organizações públicas e privadas e também como consultores, nos mostra que uma grande quantidade de organizações tem domínio sobre o conteúdo das suas operações, ou seja, tecnicamente são bons no que fazem. No entanto, isso não é mais suficiente para garantir sua sustentabilidade no mercado, pois o ambiente mutante e cada vez mais competitivo, impõe às organizações uma maturidade estratégica (capacidade de gestão), que proporcione o alcance da vantagem competitiva duradoura.

Assim, acreditamos que sempre é possível melhorar as condições de gestão de uma organização através de um trabalho de Consultoria.

author image

About inspira

You Might Also Like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *